Como fazer horta mobilizou os alunos de uma escola estadual

Em cerca de uma semana os alunos já tinham arrecadado recursos o suficiente pra comprar todas ferramentas (enxadas, enxadões, cavadeiras, regadores) e mudas, conforme indicado, tudo por meio de vaquinhas com professores e pais. Estavam prontos pra transformar o gramado improdutivo de uma escola da periferia de Atibaia (SP) em uma horta de verduras feita e cuidada por eles mesmos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além do empenho pra conseguir os recursos, foi surpreendente ver adolescentes do ensino médio arrancando o gramado e picotando a terra pra levantar canteiros, atividade que exige muito esforço físico. As meninas participavam ativamente também. Depois de algumas aulas de enxada, os canteiros já estavam prontos. Eles pareciam se divertir muito e os professores também.

Para cuidar da horta, revezavam uma escala de rega, inclusive durante os finais de semana. Não menos importante, mantinham uma composteira com os restos da merenda no terreno atrás da escola, que também molhavam e reviravam pontualmente pra conseguir substrato pra horta.

Seguiram cuidando da horta até a colheita. Parte dos alimentos foi pra foi incorporado à merenda. Verduras e temperos frescos. Outra parte, venderam pra conseguir recursos pra continuar com a horta e pro grêmio escolar. Se pudesse, tomaria alguns deles como aprendiz pra tocar todas hortas.  A molecada era boa mesmo naquilo.

Com tão bons resultados, agora a intenção é trazer esse trabalho pra São Paulo. Com certeza vai ser um desafio, mas o trabalho é recompensante. Estou à disposição pra conversar com professores e coordenadores pedagógicos pra retomar esse projeto.

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em agricultura urbana
6 comentários em “Como fazer horta mobilizou os alunos de uma escola estadual
  1. Gessika Milani disse:

    💚 👏👏

    Curtido por 1 pessoa

  2. Diana Pinho de Oliveira disse:

    Claramente um exemplo a ser seguido por diversos educadores e escolas, nem vou pontuar os diversos benefícios que essa atitude vai ter para os envolvidos e para os próximos deles!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gerusa disse:

    Maravilhoso !
    PARABÉNS A TURMA TODA !
    ( Alunos + Professores )

    Curtido por 1 pessoa

  4. Rosemeire disse:

    Olá, adorei suas matérias. Tenho interesse em ajudar uma Casa de Recuperação em Ribeirão Pires SP onde meu irmão esta, os internos tem vontade de cultivar uma horta, porém não possuem conhecimento, assim como eu. Porém tenho muito boa vontade e estou procurando informações para montar um plano de trabalho, motivar os internos e assim começar uma pequena horta. Por favor se você puder me indicar alguma literatura e nos dar algumas dicas a respeito ficarei imensamente grata.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: